quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Você sabe esfoliar a pele?

#

Pergunta 1: Qual a idade mínima para se fazer esfoliação?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Resposta correta:  Recomenda-se fazer quando a pele começa a sofrer as mudanças da adolescência

Nota: Segundo a dermatologista Carolina, a esfoliação deve ser iniciada quando a pele começar a sofrer mudanças, com o aparecimento de espinhas e o aumento da oleosidade. "O método é indicado para adolescentes e adultos. Antes dessa idade ela não é recomendada", complementa.
  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 2: Qualquer pessoa pode fazer esfoliação de pele?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta:  Não

    Nota: "A esfoaliação na pele seca deve ser feita com muito cuidado para não maltratá-la ainda mais", aponta a dermatologista Daniela Landim, da Sociedade Brasileira de Laser. Entretanto, pessoas com problemas de pele mais graves, como psoríase, dermatite atópica e eczemas, devem evitar o tratamento, pois ele pode piorar as lesões já existentes, deixando a pele ainda mais fragilizada. Gestantes, por sua vez, devem ficar atentas aos produtos utilizados, que, se muito agressivos, podem afetar o bebê.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 3: Quanto maiores forem as partículas esfoliantes, melhor será o resultado do procedimento?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta: Não

    Nota: Assim como o tipo de esfoliante (creme, sabonete), o tipo de partícula esfoliante também varia, podendo ser de origem vegetal ou sintética. "Outra variação se dá em relação à dimensão e ao tipo dos grânulos, que podem ter características mais ou menos abrasivas", explica Carolina Marçon. Dependendo de como e onde os grânulos são aplicados, os resultados podem ser negativos, variando de pequenas lesões até grandes machucados na pele. Portanto, quanto maior a sensibilidade da pele, menor deve ser o tamanho dos grânulos.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 4: A pele precisa de alguma preparação antes de ser esfoliada?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta: Sim

    Nota: "A limpeza da pele (com sabonete próprio e tônico) é pré-requisito para realizar a esfoliação, pois se os resíduos não forem eliminados da pele, o tratamento será menos eficaz", afirma a especialista Carolina. Em seguida, o processo de esfoliação pode ser iniciado com movimentos circulares, suaves e para lados alternados, nunca causando desconforto. Lembre-se também de insistir em zonas em que a pele é mais espessa, como nos cotovelos ou nos joelhos.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 5: Posso usar esfoliante corporal no rosto e vice-versa?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta:  Não

    Nota: "Esfoliantes para o rosto devem ser usados apenas no rosto, assim como os corporais, que devem ser usados somente no corpo", esclarece Daniela. O rosto pede grânulos menores e mais delicados, enquanto que o corpo exige grânulos maiores e mais resistentes. Não se esqueça de hidratar a pele após a esfoliação.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 6: Existem produtos que devem ser evitados após a esfoliação da pele?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta:  Sim, alguns

    Nota: De acordo com Daniela Landim, devem ser evitados produtos com muito corante ou perfume após a esfoliação pelo perigo de causar alguma reação alérgica. "Deixe de lado também, pelo menos nos primeiros dias após o tratamento, maquiagens muito pesadas e até protetores solares com base. Prefira filtros solares comuns", aconselha.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 7: É possível aliar outros tratamentos dermatológicos à esfoliação?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta:  Sim

    Nota: "Removidas as impurezas e as células mortas, a pele fica pronta para absorver substâncias de outros tratamentos", explica a dermatologista Carolina. Segundo ela, os mais recomendados são os antienvelhecimento, contra a celulite e de hidratação, pois após a esfoliação, a penetração dos produtos na pele será mais eficaz.

  • Imagem de Resposta Correta
    Pergunta 8: Existem tratamentos dermatológicos que não podem ser aliados à esfoliação?
    Parabéns, você acertou esta pergunta
    Resposta correta:  Sim, aqueles que já promovem a eliminação de células mortas da pele

    Nota: Como a esfoliação já elimina as células mortas da pele, tratamentos com o mesmo objetivo não devem ser aliados a ela. "Isso porque em vez de potencializar os resultados, o segundo procedimento irá agredir a pele, podendo causar lesões e reações inflamatórias", afirma a dermatologista Daniela.

  • Esfoliação mal feita machuca o rosto, aumenta a sensibilidade e até causa manchas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário